.....> "Preocupe-se não com o que você tentou e falhou, mas com aquilo que ainda é possível você fazer." - Papa João XXIII <.....

Blog D.A. João XXIII

Fraternos amigos,

Estamos trabalhando para o melhor em nossa comunicação, principalmente a virtual.

Para tanto, é necessário que todos os representantes do Diretório Acadêmico e demais alunos enviem seus conteúdos para publicação aqui em nosso blog.

Para envio de material e qualquer outro tipo de contato referente ao nosso D.A. segue o e-mail: dajoaoxxiii@gmail.com

Fraternal abraço,

Juliano (Assessor Comunicação)

terça-feira, 5 de outubro de 2010

Semana Teológica 2010 - Resumo do dia 4 de outubro

XXVIII Semana Teológica

Resumo da Segunda-feira, dia 4 de outubro de 2010.

· Por volta das 9h, ocorreu a abertura oficial da XXVIII Semana Teológica da PUC Campinas, promovida pela Faculdade de Teologia e Ciências Religiosas e do Diretório Acadêmico João XXIII.

· Compuseram a mesa de abertura as seguintes pessoas: a) Professor Dr. Pe José Luis de Araújo, diretor da F.T.C.R.; Professor Ruy Machado, Professor Pe. Edvaldo M. Araújo e o aluno do segundo ano de Teologia e presidente do Diretório Acadêmico João XXIII, André Luis Rossi.

Em seu discurso inaugural, o Padre José Luis Araújo realçou a importância do evento e de sua continuidade, além de agradecer ao grupo do Diretório Acadêmico pela realização da Semana; o estudante André, do D.A., explicou os temas de todas palestras e mesas redondas que estão programadas para a semana e agradeceu à todos os alunos pelas contribuições que permitiram a organização e realização do evento.

· O evento teve como mestre-de-cerimônias o aluno Renato Moura.

· A manhã de palestras também contou com a presença dos professores Donizete Scardenali, do prof.Pe. Wilson Denadai, além de alguns estudantes de Teologia.

· O tema da mesa redonda do dia foi a importância da comunicação para a Teologia, que foi intermediada pelos professores Ruy Machado, que ministra disciplinas de História, e do Prof. Pe. Edvaldo M. Araújo.

· O professor Ruy fez várias referências a importância atual dos meios de comunicação na pós-modernidade; da evolução dos meios de comunicação, notadamente após a Terceira Revolução Industrial na década de 70 e do poder que tem o capitalismo de modificar as relações entre as pessoas neste mundo globalizado. Já o professor Pe. Edvaldo fez algumas provocações ao público presente, questionando o verdadeiro papel da Igreja neste mundo globalizado e de como a Igreja deve comunicar a Revelação e a mensagem do Reino dos Céus nos dias de hoje?

· Após estas colocações de ambos os docentes, foi passada à assembleia / ao público presente um vídeo de Charles Chaplin, feito à época da Segunda Grande Guerra, onde o ator enfatizava a urgência de maior amor e compaixão entre as pessoas e da loucura que significava aquela guerra, baseando-se em passagens do Evangelho de Jesus Cristo segundo Lucas.

· Ao finalizar o vídeo, Padre Edvaldo propôs aos estudantes dois desafios: a) viver na atual cultura sem ser dessa cultura; b) dentro de uma cultura que valoriza por demais as aparências, não viver pela aparência. Após esses questionamentos, foi levantada a questão: qual é a evangelização que leva à humanização?

· Após todos esses levantamentos, houve uma pequena pausa de 20 minutos; após isso foi aberto um debate com o público presente sobre os sentidos e funções da comunicação e em que sentido esses tipos de comunicação estão realmente à serviço da Igreja e do povo de Deus.

· Terminada as perguntas feitas no auditório, teve-se encerrada o primeiro dia da Semana Teológica.


Autor: Rafael Machado

Um comentário:

  1. Prezado Pe Edvaldo Araújo, meu nome é Luzia, preciso muito falar com o senhor a erspeito da Profª Constança T. marcondes Cesar - estamos organizando uma humilde homenagem pelos seus mais de 40 anos de atividades filosóficas, segue site para acesso: www.coloquioconstanca.com.br
    Meu e-mail para contato é lzosilva@unimep.br (profª Luzia - PPGE/UNIMEP).
    Agradeço de o senhor puder entrar em contato ou se inscrever como debatedor/comunicação nesse evento.
    Cordialmente,
    Profª Luzia

    ResponderExcluir