.....> "Preocupe-se não com o que você tentou e falhou, mas com aquilo que ainda é possível você fazer." - Papa João XXIII <.....

Blog D.A. João XXIII

Fraternos amigos,

Estamos trabalhando para o melhor em nossa comunicação, principalmente a virtual.

Para tanto, é necessário que todos os representantes do Diretório Acadêmico e demais alunos enviem seus conteúdos para publicação aqui em nosso blog.

Para envio de material e qualquer outro tipo de contato referente ao nosso D.A. segue o e-mail: dajoaoxxiii@gmail.com

Fraternal abraço,

Juliano (Assessor Comunicação)

quarta-feira, 6 de outubro de 2010

Semana Teológica 2010 - Resumo do dia 6

XXVIII Semana Teológica

Resumo da Quarta-feira, dia 6 de outubro de 2010.

Por volta das 8h45min, teve início as atividades do terceiro dia da Semana Teológica da PUC Campinas, pelo aluno de Teologia e mestre-de-cerimônias do dia, Jean Borges.

As atividades do dia tiveram início com uma apresentação cultural de Ronei Martins, artista e vereador da cidade de Limeira. Em tom cômico e atraente, Ronei tratou de maneira criativa situações do nosso cotidiano e a razão pela qual as pessoas riem dos palhaços é a de que eles representam a ridicularidade de nossa sociedade. A peça ainda serviu para lembrar-nos do quão importante e eficaz é a comunicação através da linguagem corpórea.

Compuseram a mesa de abertura as seguintes pessoas: Professor Dr. Walter Ferreira Salles, docente do curso de Filosofia da PUC Campinas; Professor Dr. Afonso Maria Ligório Soares, escritor e docente da PUC São Paulo, e do aluno do terceiro ano de Teologia, Luiz Albertus Sleutjes.

A manhã de palestras também contou com a presença dos professores da PUC Campinas, Prof. Pe Ney de Oliveira Preto, diretor-adjunto da F.T.C.R., e do Prof. Dr. Pe. José Luis Araújo, diretor da F.T.C.R., além de alguns estudantes de Filosofia da PUCC.

O tema da mesa redonda do dia foi a comunicação à luz da teologia da revelação, que foi ministrado pelo professor Dr. Afonso Maria Ligório Soares.

Ao longo de sua apresentação, o professor Ligório lembrou ao público sobre a necessidade de se dar uma comunicação não apenas eficiente, mas eficaz, sendo que esta se dá a partir de um testemunho de vida autêntico.

Afonso mostrou três vertentes que devem ser trabalhadas na Pastoral de Comunicação: a) experiência de Deus; b)o diálogo entre fé e cultura; c) prática pastoral. Ou seja, a dinâmica do ver-julgar-agir.

Em relação à revelação divina, Ligório propôs três pressupostos que se devem ter bem claros antes de se trabalhar com este tema: 1) que a revelação de Deus é autocomunicação do divino à humanidade; 2) Se Deus quer comunicar algo de significativo à humanidade, Ele só o faz, respeitando as possibilidades humanas de compreensão; 3) nunca confundir a verdade absoluta com o ser absoluto.

Foi lembrado também ao público presente de que não se deve confundir outros conceitos-chave. Por exemplo, saber fazer a distinção terminológica entre fé antropológica (ligada aos planos de valores) e religião (compreendida tal como a fé religiosa).

Em relação ao tema do tema inter-religioso, Afonso Ligório lembrou aos presentes do papel fundamental do diálogo e de que compreender uma outra religião não significa (necessariamente) em concordar com os preceitos que ela defende. Também foi realçado a importância do estudo constante e da necessidade de se apropriar de artifícios e de instrumentais para decodificar os códigos, as palavras, os significados e os símbolos das outras tradições religiosas; ou seja: uma informação transmitida de uma dada maneira que seja traduzida corretamente. Ainda foi colocado da importância de se evangelizar as pessoas que se intitulam como “sem religião”, mas que nem por isso deixaram de ser cristãs.

Foi ainda tratado do tema dogma que, segundo Ligório, nada mais é do que a tentativa de expressar conceitualmente a experiência da revelação. Todo dogma, segundo Afonso, deve provocar uma mudança de compreensão e de postura no cristão, para uma eficaz e coerente prática pastoral.

Após toda esta explanação e de um breve intervalo de 15 minutos, os trabalhos foram abertos às perguntas do público, as quais foram respondidas pelos integrantes da mesa.

Por volta das 11h30min teve encerrado o terceiro dia da Semana Teológica da PUC Campinas. Antes de se despedir, o professor Afonso Ligório enfatizou sobre a importância de desenvolver-se no Brasil uma Teologia Pública – tal como já é tratada pela Unisinos do Rio Grande do Sul, para que a própria Teologia em si não se torne uma ferramenta para a construção de respostas presumidamente corretas para perguntas que as pessoas nunca tinham feito e se preocupado em suas vidas; mas sim para que a Teologia proponha respostas ao problemas da vida do homem comum.

Nenhum comentário:

Postar um comentário