.....> "Preocupe-se não com o que você tentou e falhou, mas com aquilo que ainda é possível você fazer." - Papa João XXIII <.....

Blog D.A. João XXIII

Fraternos amigos,

Estamos trabalhando para o melhor em nossa comunicação, principalmente a virtual.

Para tanto, é necessário que todos os representantes do Diretório Acadêmico e demais alunos enviem seus conteúdos para publicação aqui em nosso blog.

Para envio de material e qualquer outro tipo de contato referente ao nosso D.A. segue o e-mail: dajoaoxxiii@gmail.com

Fraternal abraço,

Juliano (Assessor Comunicação)

terça-feira, 5 de outubro de 2010

Semana Teológica 2010 - Resumo do dia 05/10/10

XXVIII Semana Teológica

Resumo da Terça-feira, dia 5 de outubro de 2010.

Por volta das 8h45min, foi aberta as atividades do segundo dia da Semana Teológica da PUC Campinas, pelo presidente do Diretório Acadêmico João XXIII, André Luis Rossi.

Compuseram a mesa de abertura as seguintes pessoas: a) Professor Dr. Pe Ney de Oliveira Preto, diretor adjunto da F.T.C.R.; Professor Msc. Lindolfo Alexandre de Souza, Diretor da Faculdade de Jornalismo da PUCC, e da Professora Brenda Maribel Carranza D'Avila, coordenadora da Pastoral Universitária da PUCC.

O evento teve como mestre-de-cerimônias o aluno André Luis Rossi.

A manhã de palestras também contou com a presença dos professores Donizete Scardenali, do prof Frei Luis, além de alguns estudantes deFilosofia.

O tema da mesa redonda do dia foi o impacto da cultura midiática na sociedade, que foi intermediada pelo professor Lindolfo e pela professora Brenda.

A professora Brenda fez a primeira exposição. Ela iniciou com uma definição de cultura, entendida como o modo de ver o mundo e de se colocar no mundo, e de mídia, como um veículo de intermediação de comunicação, o qual hoje possui novas plataformas, onde o conhecimento entra em contato com as novas formas de pensar do ser humano.

A professora fez algumas provocações a plateia, como, por exemplos: a) de que maneira o modo de ser e de pensar o moderno interfere na interatividade?; b) como tudo isto afeta o fazer teológico?; c) como todo este meio complexo afeta o fazer teológico?; d) Como os jovens da atualidade compreendem essas novas formas de tecnologia midiática e como eles se apropriam desses meios?

A professora alternou sua exposição com alguns vídeos, nos quais mostrava a evolução e a proporção do impacto das novas formas de mídia, advindas da revolução digital, na vida da humanidade, notadamente na dos jovens. Também realçou as mudanças nas formas de comunicação que ocorreram na humanidade, principalmente no que concerne de uma comunicação vertical – de um único portador das informações, as quais eram transmitidas para toda a comunidade – para uma comunicação horizontal, onde todos nós somos agentes e alvos da comunicação plurilateral do mundo atual. Ela lembrou que tudo isto tem levado ao surgimento de novas doenças, tais como a síndrome de angústias e do déficit de atenção das novas gerações.

Já na exposição do professor Lindolfo, foi preconizado os desafios à abordagem teológica-pastoral. Em sua exposição, Lindolfo alertou ao público sobre as principais “tentações” da Igreja, notadamente a tentação do monólogo (ao não se preocupar com o público-alvo da evangelização) e ao perigo de uma apologia exarcerbada. Ambos problemas dificultam o diálogo e, portanto, uma eficaz comunicação da Igreja com o mundo.

O professor ainda lembro que a lógica do mundo (do mercado) vai contra a lógica da Igreja, que valoriza a verdade, mesmo que esta esteja contra a vontade do povo, ou seja, mesmo que o Evangelho vá contra àquilo que as pessoas querem ouvir (o Evangelho sempre nos provoca).

Após o intervalo, a mesa ainda contou com a presença do Monsenhor Pedro Carlos Cipolini, Bispo eleito da Diocese de Amparo, que lembrou a todos sobre a importância do silencio que gera a palavra vivo; ou seja, do silêncio criativo quando a palavra brota do silêncio.

Após isto, foi aberto às perguntas do público, as quais foram respondidas pelos integrantes da mesa.

Por volta das 11h30min teve encerrado o segundo dia da Semana Teológica, com um sorteio de um livro de Teologia, o qual foi dado ao aluno André Luis Pires, do primeiro ano de Teologia da PUC Campinas.

Nenhum comentário:

Postar um comentário